TENSÃO NO ESTREITO

Exército chinês mantém alerta máximo após passagem de navios dos EUA perto de Taiwan

Militares chineses reforçam vigilância e destacam compromisso com a soberania diante de movimentação americana na região.

Publicado em 17/01/2026 às 10:54
Navios dos EUA cruzam o Estreito de Taiwan sob vigilância do exército chinês em alerta máximo. © AP Photo / Comando dos EUA do Pacífico

O Exército de Libertação Popular (ELP) da China permanece em alerta máximo para defender a soberania e a segurança do país, após a passagem de um destróier dos Estados Unidos pelo Estreito de Taiwan. A informação foi confirmada neste sábado (17) por Xu Chenghua, oficial da Zona de Comando do Leste das forças chinesas.

Segundo Xu Chenghua, "o destróier de mísseis USS John Finn e o navio de pesquisa oceanográfica USS Mary Sears transitaram pelo Estreito de Taiwan entre os dias 16 e 17 de janeiro", conforme comunicado publicado na conta oficial da Zona de Comando de Combate do Leste do ELP na rede social WeChat.

Em resposta, o Comando de Combate do Leste do ELP mobilizou forças navais e aéreas para monitorar de perto a movimentação dos navios norte-americanos ao longo da rota.

"As forças da Zona de Comando de Combate do Leste do ELP permanecem em alto estado de alerta para proteger resolutamente a soberania e a segurança do Estado, bem como garantir a paz e a estabilidade na região", reforçou Chenghua.

A tensão em torno de Taiwan, que já vinha crescendo nos últimos anos, se intensificou especialmente após a visita da então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha, em agosto de 2022.

Os laços entre a China e Taiwan foram rompidos em 1949, quando as forças do partido nacionalista Kuomintang se retiraram para o arquipélago após a derrota na guerra civil para o Partido Comunista Chinês. Desde o fim dos anos 1980, as relações foram restabelecidas apenas de forma comercial e informal. A partir da década de 1990, os contatos passaram a ocorrer via organizações não governamentais.

Por Sputnik Brasil