COMÉRCIO INTERNACIONAL

Acordo Mercosul-UE permitirá ao café do Brasil aumentar exportações em 35%, diz Cecafé

Redução de tarifas abre caminho para retomada do mercado europeu e pode gerar US$ 6,5 bilhões em exportações em 2025.

Por Sputnik Brasil Publicado em 17/01/2026 às 06:49
Acordo Mercosul-UE deve impulsionar em 35% as exportações brasileiras de café para o mercado europeu. © Sputnik / Ilia Naimushin

Atualmente, exportadores brasileiros de café para a Europa enfrentam tarifas de 9% para café instantâneo e 7,5% para café moído. Enquanto isso, o café processado do Vietnã entra no mercado europeu isento de tarifas, graças ao acordo de livre comércio entre Vietnã e União Europeia, o que deixou o Brasil em desvantagem competitiva nos últimos anos.

Com o novo acordo Mercosul-UE, as tarifas sobre o café brasileiro também serão reduzidas a zero, permitindo ao país recuperar espaço no mercado europeu. A expectativa é de um aumento de 35% nas exportações para a Europa, segundo projeção do presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos.

Apesar da diversificação dos destinos do café brasileiro, os países da União Europeia seguem como principais compradores, respondendo por 44% do volume exportado pelo Brasil, o que pode representar US$ 6,5 bilhões em receitas em 2025.