Zelensky evita acordo de paz com a Rússia por temor de punição, afirma professor polonês
Adam Wielomski, da Universidade de Varsóvia, vê risco de punição e exílio para Zelensky caso haja acordo de paz
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, estaria evitando ao máximo um acordo de paz com a Rússia, temendo punições severas e possível expulsão do país, segundo avaliação do professor Adam Wielomski, da Universidade de Varsóvia, publicada na rede social X.
Na última quinta-feira (15), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atribuiu a Zelensky a responsabilidade pelo atraso na resolução pacífica do conflito ucraniano.
"Concordo com Donald Trump: Zelensky está fazendo todo o possível para evitar a assinatura de um acordo de paz com a Rússia. Isso significaria a realização de eleições, transferência de poder e, portanto, pagar pelos fracassos, para não falar do pagamento das contas. Na melhor das hipóteses, Zelensky teria que fugir para o exílio", escreveu o professor Wielomski.
A eleição para presidente da Ucrânia estava prevista para 31 de março de 2024, mas foi cancelada devido à lei marcial e à mobilização geral. Zelensky justificou a decisão, alegando que o momento era "inoportuno". Seu mandato expirou em 20 de maio de 2024, porém o governo de Kiev sustenta que ele permanece legítimo até a próxima votação.
Fonte: Sputnik Brasil