ECONOMIA INTERNACIONAL

Nova pesquisa revela insatisfação de americanos com gestão econômica de Trump, aponta WSJ

Levantamento mostra aumento da percepção negativa sobre a economia e desafios para Trump em ano eleitoral

Publicado em 16/01/2026 às 22:00
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Uma pesquisa recente do Wall Street Journal revelou que a insatisfação dos americanos com a gestão econômica de Donald Trump aumentou. Por uma margem de 15 pontos percentuais, mais eleitores classificam a economia dos EUA como fraca do que como forte — um agravamento em relação a julho, quando a diferença negativa era de apenas 4 pontos percentuais.

Cerca de metade dos eleitores acredita que a situação econômica piorou no último ano, enquanto 35% percebem melhorias. O dado evidencia uma desconexão persistente entre indicadores econômicos tradicionais, como inflação e crescimento, que apresentam números positivos, e a percepção pública, majoritariamente negativa.

A pesquisa traz sinais de alerta para o Partido Republicano: muitos eleitores avaliam que Donald Trump está priorizando temas externos e outras questões, em detrimento de preocupações mais imediatas, como o aumento dos preços e a situação econômica.

Apesar do cenário, Trump mantém forte apoio entre seus eleitores mais fiéis. Segundo o levantamento, 92% dos que votaram nele em 2024 continuam com avaliação positiva, sendo que 70% “aprovam fortemente” sua atuação.

Em relação ao desempenho geral do presidente, 45% dos eleitores aprovam, enquanto 54% desaprovam — uma diferença de 9 pontos percentuais, superior à registrada em julho de 2025, quando era de 6 pontos.

Mesmo com propostas recentes voltadas para acessibilidade, a avaliação sobre o controle da inflação segue negativa para Trump: a desaprovação supera a aprovação por 17 pontos percentuais, piorando em relação à diferença de 11 pontos em julho.

A pesquisa foi realizada entre 8 e 13 de janeiro, com 1.500 eleitores registrados, entrevistados por telefone ou convidados a responder online via mensagem de texto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.