SEGURANÇA INTERNACIONAL

EUA emitem alerta de voo para México e América Central por atividades militares

Medida da FAA vale por 60 dias e abrange regiões do México, América Central, Panamá e áreas do Pacífico Oriental.

Por Sputinik Brasil Publicado em 16/01/2026 às 21:00
FAA dos EUA alerta companhias aéreas sobre riscos em rotas do México e América Central devido a atividades militares. © AP Photo / Marco Ugarte

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) emitiu nesta sexta-feira (16) um alerta para áreas específicas das regiões oceânicas de voo do México, América Central, Panamá, Bogotá, Guayaquil e Mazatlán, além do espaço aéreo do oceano Pacífico Oriental.

Segundo a FAA, a medida foi tomada devido a "atividades militares e interferências no Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS, na sigla em inglês)".

O alerta se aplica a todas as transportadoras aéreas e companhias comerciais norte-americanas, com validade de 60 dias a partir desta sexta-feira (16).

A emissão do comunicado ocorre poucos dias após a imprensa dos EUA divulgar que o governo do presidente Donald Trump busca inserir agentes da CIA no Exército do México para operações contra laboratórios de fentanil em território mexicano.

Na semana passada, Trump afirmou que 97% do tráfico de drogas para os Estados Unidos por via marítima foi interrompido e que, agora, serão lançadas ações terrestres para combater o problema.

As tensões na região aumentam em meio à recente intervenção militar dos EUA na Venezuela, que resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro.