POLÍTICA ECONÔMICA

Bessent diz confiar que Suprema Corte respeitará autoridade presidencial

Secretário do Tesouro dos EUA afirma que decisão sobre tarifas da IEEPA deve manter políticas econômicas em vigor.

Publicado em 16/01/2026 às 20:18
O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent Reprodução

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, declarou nesta sexta-feira (16) estar confiante de que a Suprema Corte não irá ultrapassar a autoridade do presidente americano ao julgar a legalidade das tarifas impostas pela Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês).

“Acho difícil que a Suprema Corte decida contra o governo. Há muito em jogo nessa decisão, e o risco de tudo isso ser revertido é baixo. A Suprema Corte permitirá a continuidade das políticas econômicas; estamos trazendo muita receita e investimentos”, afirmou Bessent em entrevista à Fox Business.

Segundo o secretário, a questão vai além dos possíveis reembolsos de tarifas. Ele afirmou que a extensão do acordo comercial com a China só foi possível graças à IEEPA e destacou que o Irã “estava matando pessoas cruelmente” até que o ex-presidente Donald Trump impôs sanções econômicas.

Bessent também ressaltou que a inflação caiu no país e que as tarifas não provocaram o efeito negativo temido por economistas. “A inflação tarifária foi o cachorro que não latiu”, comentou.

“A economia de Trump é marcada por um boom de investimentos em capital (capex), que resultará em um aumento de produtividade”, acrescentou. Ele ainda prevê que entre US$ 100 bilhões e US$ 150 bilhões em reembolsos de impostos serão destinados a trabalhadores americanos, e informou que o déficit fiscal em 2025 ficou em 5,4% do PIB.

O secretário do Tesouro finalizou dizendo esperar que os preços do petróleo continuem em queda.