SAÚDE PÚBLICA

Dengue: três cidades brasileiras iniciam vacinação com imunizante do Butantan

Campanha começa neste fim de semana em Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP), focando pessoas de 15 a 59 anos.

Publicado em 16/01/2026 às 19:21
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Neste fim de semana, três municípios brasileiros dão início à campanha de imunização contra a dengue com a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Em Maranguape, no Ceará, e em Nova Lima, Minas Gerais, a vacinação começa neste sábado, 17. Já em Botucatu, no interior de São Paulo, a aplicação do imunizante terá início no domingo, 18.

A escolha das cidades foi definida em conjunto pelos governos estaduais e o Ministério da Saúde, priorizando municípios de porte médio, com população entre 108 mil e 151 mil habitantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação será destinada a pessoas de 15 a 59 anos, seguindo ordem decrescente de idade.

Em Maranguape, a campanha ocorrerá das 8h às 16h em 35 postos de saúde e em pontos estratégicos, como a rodoviária e um supermercado. Haverá ainda um ponto de vacinação no formato drive-thru, funcionando de 17 a 30 de janeiro, de segunda a sábado, das 8h às 16h.

Além da vacina do Butantan, o município cearense também disponibilizará o imunizante da Takeda para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme o esquema vacinal de duas doses, com intervalo de 90 dias.

Segundo a Prefeitura de Maranguape, o objetivo é ampliar a cobertura vacinal e fortalecer o combate à dengue, buscando reduzir casos graves, internações e óbitos, além de controlar a circulação do vírus.

Em Botucatu, a 235 quilômetros da capital paulista, todas as Unidades Básicas de Saúde e o Espaço Saúde estarão abertos no domingo, das 8h às 17h. Também serão montados dois postos de vacinação drive-thru: um no campus Rubião Júnior da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e outro na Fazenda Lageado.

A Unesp informa que a meta é imunizar 80 mil moradores, o equivalente a 90% da população de 15 a 59 anos, realizando um "estudo de vida real" para avaliar o impacto da Butantan-DV fora do ambiente controlado dos ensaios clínicos.

A iniciativa repete a estratégia de vacinação em massa realizada em 2021 em Botucatu, quando foi avaliado o impacto de um dos imunizantes contra a covid-19.

Após a imunização, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Unesp irão monitorar os casos de dengue no município em parceria com as autoridades de saúde.

Para receber a vacina, é necessário apresentar Cartão SUS, CPF e comprovante de endereço que comprove residência nos municípios participantes da campanha.

Gestantes, pessoas imunossuprimidas e adolescentes que tiveram dengue nos últimos seis meses não devem receber a vacina.

Butantan-DV

Primeira vacina contra a dengue aplicada em dose única, a Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro do ano passado.

A autorização da vacina se baseou em resultados do ensaio clínico de fase 3, realizado entre 2016 e 2024 com mais de 16 mil voluntários de 14 estados brasileiros.

Entre pessoas de 12 a 59 anos, o imunizante demonstrou 74,7% de eficácia geral na prevenção da doença, 91,6% contra casos graves e com sinais de alarme, e 100% de proteção contra hospitalizações por dengue.