Joe Rogan compara agência de imigração dos EUA à Gestapo nazista
Podcaster aliado de Donald Trump critica atuação do ICE após morte de mulher americana em ação policial
Joe Rogan, apresentador de um dos podcasts mais populares do mundo e apoiador do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu ao criticar duramente a agência de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) na última terça-feira, 14. Rogan comparou a atuação da instituição à Gestapo, a temida polícia secreta do regime nazista na Alemanha.
“Também consigo entender o ponto de vista das pessoas que dizem: 'Sim, mas você não quer pessoas militarizadas nas ruas vagando por aí prendendo pessoas, muitas das quais acabam sendo cidadãos americanos que simplesmente não estão com seus documentos'”, afirmou Rogan durante seu programa.
O podcaster questionou: “Será que vamos realmente nos tornar a Gestapo? 'Onde estão seus documentos?' É a isso que chegamos?”
Rogan criticou especificamente a atuação do ICE no caso da morte de Renée Nicole Good, americana de 37 anos e mãe de três filhos, que foi morta por um agente da agência em Minneapolis, Minnesota, na semana passada.
Segundo Rogan, foi “muito desagradável ver alguém atirar no rosto de um cidadão americano, especialmente uma mulher”. Ele acrescentou: “Para mim, foi simplesmente horrível. Quero dizer, quando as pessoas dizem que é justificável porque o carro atropelou o agente, parecia que ela estava meio que desviando o carro”.
Imagens em vídeo do incidente mostram que o carro de Good bloqueava a via por onde viaturas do ICE tentavam passar. Um agente se aproxima do veículo e tenta abrir a porta, momento em que a motorista dá ré e parece tentar sair do local. Outro agente se aproxima e dispara através do vidro dianteiro do carro.
O presidente Trump e a secretária do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, alegaram que o agente agiu em legítima defesa, afirmando que Good teria tentado atropelar o policial. Noem classificou o caso como “um ato de terrorismo doméstico”.
No entanto, essas alegações foram contestadas por evidências em vídeo e relatos de testemunhas presentes no local. A família de Good contratou o mesmo escritório de advocacia que representou os parentes de George Floyd para conduzir uma investigação independente.
Joe Rogan é conhecido por seu apoio ao governo Trump e já teve episódios removidos do Spotify por propagar teorias da conspiração sobre a vacina da Covid-19, além de defender outras ideias controversas envolvendo alienígenas e suposto controle climático por governos. O podcaster também já foi alvo de críticas por declarações consideradas racistas, como comparar um bairro de maioria negra ao “Planeta dos Macacos”.