AIEA anuncia cessar-fogo local entre Rússia e Ucrânia para reparos em usina nuclear
Acordo temporário permitirá início dos trabalhos na linha de energia de reserva da usina de Zaporizhzhya
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou nesta sexta-feira, 16, que mediou um acordo de cessar-fogo localizado entre Rússia e Ucrânia, possibilitando o início dos reparos na última linha de energia de reserva da usina nuclear de Zaporizhzhya.
De acordo com a agência, uma equipe foi deslocada de Viena, na Áustria, até a zona de conflito para acompanhar os técnicos da operadora da rede elétrica ucraniana, que deverão iniciar os trabalhos nos próximos dias.
Na usina de Zaporizhzhya, inspetores da AIEA verificaram as medidas de proteção contra o inverno, fundamentais para evitar o congelamento da água utilizada no resfriamento dos reatores e das piscinas de combustível usado. Também foi inspecionada a prontidão dos geradores a diesel de emergência, essenciais em caso de nova perda de energia externa.
A agência informou ainda que está preparando uma nova missão técnica para avaliar dez subestações elétricas consideradas críticas para a segurança nuclear na Ucrânia. Na última semana, segundo a AIEA, foram registrados alertas aéreos ou atividades militares em todos os cinco locais nucleares do país, incluindo explosões relatadas nas proximidades de Zaporizhzhya.
O diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, destacou que este é o quarto cessar-fogo temporário negociado pela agência para garantir a segurança nuclear durante o conflito.