RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Representante dos EUA critica decisão do Canadá sobre importação de veículos elétricos chineses

Jamieson Greer diz que medida ameaça empregos nos EUA e reforça dependência econômica canadense

Publicado em 16/01/2026 às 16:33
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, classificou nesta sexta-feira (16) como problemática a decisão do Canadá de permitir a entrada de 49.000 veículos elétricos chineses. Segundo Greer, as tarifas impostas pelos EUA têm como objetivo proteger empregos e a indústria nacional.

Em entrevista à CNBC, Greer destacou ainda que, a longo prazo, a dependência do Canadá em relação à economia americana deve continuar. Os comentários foram feitos após a visita do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, ao líder chinês Xi Jinping, ocasião em que foi anunciado o alívio tarifário para veículos chineses.

Questionado sobre a possibilidade, levantada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas a países que não reconheçam a posição norte-americana sobre a Groenlândia, Greer afirmou que continuará trabalhando com o republicano no tema. Ele ressaltou que Trump deixou claro que também pretende usar tarifas como instrumento geopolítico. "Presidentes por décadas usaram sanções para objetivos geopolíticos", afirmou.