POLÍTICA INTERNACIONAL

Governo Trump ameaça imigrantes em português: 'Te jogar na cadeia e te mandar de volta'

Departamento de Estado dos EUA publica mensagem em português no X e anuncia suspensão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil.

Publicado em 16/01/2026 às 16:31
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A conta oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos em português no X (antigo Twitter) publicou nesta quinta-feira, 15, uma mensagem com tom ameaçador dirigida a turistas e imigrantes. Segundo o comunicado, o presidente Donald Trump irá “jogar na cadeia” aqueles que forem ao país para “roubar os americanos”.

“Se você vier aos Estados Unidos para roubar os americanos, o presidente Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta para o lugar de onde você veio”, afirma a publicação assinada pelo governo Trump.

Na quarta-feira, 14, o Departamento de Estado dos EUA anunciou a suspensão do processamento de solicitações de visto de imigração para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A informação foi inicialmente divulgada pela Fox News Digital e confirmada depois em postagens do próprio Departamento de Estado e da secretária de Imprensa, Karoline Leavitt, no X.

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis”, informou o órgão. “O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano.”

O endurecimento das políticas migratórias ocorre em meio a uma onda de protestos contra as ações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Nos últimos dias, o tema ganhou destaque após episódios de violência envolvendo agentes federais.

Na quarta-feira, um agente federal de imigração baleou e feriu um homem em Minneapolis após ser atacado com uma pá e um cabo de vassoura. Na semana passada, outro agente do ICE disparou fatalmente contra Renee Good, atingindo sua cabeça.