GOVERNO FEDERAL

Lula critica privatizações e defende estatais como símbolo da soberania nacional

Presidente reforça importância da Casa da Moeda e de empresas públicas para a autonomia do país durante evento no Rio de Janeiro

Publicado em 16/01/2026 às 14:26
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar as tentativas de privatização da Casa da Moeda e de outras empresas estatais brasileiras. Segundo Lula, companhias públicas desempenham papel fundamental na preservação da soberania nacional.

“O fato de você usar papel brasileiro, tinta brasileira, tudo brasileiro, sobretudo o trabalhador brasileiro, é um símbolo extraordinário de que a gente está exercendo parte da nossa soberania. O dinheiro de um país não pode ser feito em um outro país”, afirmou o presidente.

A declaração foi dada nesta sexta-feira (16), durante visita às instalações da Casa da Moeda, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 90 anos da política de salário mínimo no Brasil.

Além de Lula, participaram do evento o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e os ministros Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho).

Por Sputnik Brasil