PREVIDÊNCIA SOCIAL

Com criação de 'fila nacional', INSS quer reduzir tempo de espera por benefícios

Nova estratégia permite que servidores de todo o país analisem processos, priorizando casos mais urgentes e modernizando o sistema.

Publicado em 16/01/2026 às 10:19
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adotou novas medidas para diminuir o tempo de espera pelos benefícios da seguridade social. O presidente do órgão, Gilberto Waller, explicou em entrevista à GloboNews que uma das principais ações é a criação de uma "fila nacional" para a análise dos pedidos.

Com a mudança, servidores do INSS de qualquer região do Brasil poderão analisar processos, e não apenas aqueles lotados no local de origem do pedido. "Os benefícios serão analisados pelo tempo de espera", destacou Waller.

Para acelerar o atendimento, os servidores poderão realizar horas extras dedicadas à análise dos processos. A prioridade será para pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio por incapacidade temporária e salário-maternidade — situações em que o segurado está impossibilitado de trabalhar e necessita do benefício com urgência.

O presidente do INSS também ressaltou que a contratação de 500 novos peritos médicos, efetivada em novembro, deve contribuir para agilizar as perícias médicas.

Outra medida anunciada é a modernização do sistema do INSS, que ficará paralisado por três dias em janeiro para atualização, tornando-o "mais confiável", segundo Waller.

Ele ainda explicou que, por questões técnicas, cerca de 600 mil benefícios de prestação continuada ficaram paralisados no fim do ano passado, mesmo após análise dos servidores. A expectativa é de que a situação seja normalizada em janeiro.