DIPLOMACIA INTERNACIONAL

María Corina afirma ter presenteado Trump com medalha do Nobel da Paz

Líder opositora venezuelana diz que gesto reconhece apoio de Trump à liberdade no país; Instituto Nobel ressalta que prêmio é intransferível

Publicado em 16/01/2026 às 07:19
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, afirmou ter entregue a medalha do Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um encontro realizado nesta quinta-feira, 15, na Casa Branca.

Laureada no ano passado, María Corina relatou que o gesto foi um reconhecimento pelo compromisso único de Trump com a liberdade dos venezuelanos. "Presenteei o presidente dos Estados Unidos com a medalha, o Prêmio Nobel da Paz", declarou ao deixar a Casa Branca.

Trump também comentou o episódio em publicação na rede Truth Social: "É uma mulher maravilhosa que passou por muita coisa. María me entregou seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que fiz. Um gesto tão maravilhoso de respeito mútuo. Obrigado, María!"

A entrega, porém, foi simbólica. O Instituto Nobel esclareceu que o prêmio é intransferível e não pode ser repassado a terceiros.

Antes do encontro, Trump afirmou que María Corina não teria condições para assumir o comando da Venezuela após a captura do ditador Nicolás Maduro, ocorrida no dia 3.

Fonte: Associated Press.