Em visita a Pequim, premiê do Canadá busca reduzir dependência dos EUA
Mark Carney reúne-se com Xi Jinping para fortalecer laços bilaterais e diversificar relações econômicas
O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta quinta-feira (15) o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, em Pequim. Os dois líderes se comprometeram a fortalecer a relação bilateral, após anos marcados por atritos diplomáticos.
Xi destacou que os laços com o Canadá vêm sendo reconstruídos desde outubro do ano passado, quando se encontrou com Carney pela primeira vez durante um evento na Coreia do Sul. "Pode-se dizer que nosso encontro no ano passado abriu um novo capítulo na melhoria das relações China-Canadá", afirmou o líder chinês.
Carney, primeiro chefe de Estado canadense a visitar a China em oito anos, enfatizou que a aproximação entre os dois países pode contribuir para o fortalecimento do sistema de governança global, atualmente "sob grande pressão".
Antes de embarcar para Pequim, o premiê canadense declarou que busca construir uma economia menos dependente dos Estados Unidos, especialmente diante da atual "disrupção do comércio global".
Durante o encontro, ambos os líderes manifestaram interesse em ampliar a cooperação nas áreas de agricultura, energia e finanças. No entanto, não houve avanços em relação às tarifas, ponto sensível nas relações entre os países.
O Canadá impôs taxa de 100% sobre carros elétricos chineses e de 25% sobre aço e alumínio, seguindo medidas adotadas pelos Estados Unidos. Em retaliação, a China aplicou tarifa de 100% ao óleo e farelo de canola canadenses, além de 25% sobre carne suína e frutos do mar vindos do Canadá.
Fonte: Associated Press. Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.