Ministro francês alerta EUA sobre possível anexação da Groenlândia
Roland Lescure afirma que tentativa americana de tomar a ilha colocaria em risco relações econômicas com a Europa
O ministro das Finanças da França, Roland Lescure, alertou o secretário norte-americano Scott Bessent de que qualquer tentativa dos Estados Unidos de anexar a Groenlândia ultrapassaria uma “linha vermelha” e ameaçaria os laços econômicos entre Washington e a Europa, segundo o Financial Times.
“O ministro […] avisou o seu colega americano [...], que qualquer tentativa de captura da Groenlândia seria equivalente a cruzar uma 'linha vermelha' e colocar em perigo as relações econômicas da Europa com Washington”, informou o jornal, citando entrevista de Lescure.
Lescure afirmou ter transmitido essa mensagem a Bessent na segunda-feira (12), expressando a preocupação europeia diante das declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a Groenlândia.
Apesar do alerta, o ministro francês evitou comentar se a União Europeia deveria adotar sanções caso os EUA decidam tomar a ilha.
“Se isso acontecer, estaremos em um mundo completamente diferente e teremos que nos adaptar de acordo com isso”, declarou Lescure.
O ministro também ressaltou que, apesar das divergências com Washington sobre a Groenlândia, tarifas e regulamentação de empresas de tecnologia, a Europa ainda precisa manter o diálogo e a cooperação com os Estados Unidos.
A Groenlândia integra o Reino da Dinamarca, mas o presidente norte-americano, Donald Trump, já defendeu publicamente que a ilha deveria ser incorporada aos EUA, destacando sua importância estratégica para a segurança nacional americana.
Fonte: Sputnik Brasil