DIPLOMACIA REGIONAL

Lula e presidente do Panamá discutem crise na Venezuela e articulam encontro em fórum internacional

Líderes conversam sobre instabilidade venezuelana após operação dos EUA e reforçam defesa do diálogo e da paz na América Latina.

Publicado em 15/01/2026 às 20:50
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Fabio Rodrigues-Pozzebom

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) divulgou nota nesta quinta-feira (15) detalhando o diálogo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Panamá, José Raul Mulino. Segundo o comunicado, ambos abordaram a crise na Venezuela, agravada após a operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Os líderes concordaram sobre a importância de manter a paz e a estabilidade na região.

"Por ocasião do telefonema, os dois presidentes aproveitaram para trocar impressões sobre a situação na Venezuela e reiteraram a necessidade de preservar a paz e a estabilidade na América Latina e no Caribe. Coincidiram, ainda, na necessidade de fortalecimento das Nações Unidas e na defesa do direito internacional e do diálogo", informou a nota da Secom.

Durante a conversa, Lula e Mulino também trataram dos preparativos para a visita do presidente brasileiro ao Panamá, onde participará do Foro Econômico Internacional da América Latina e Caribe, promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O evento está marcado para o próximo dia 28 e, na ocasião, está prevista uma reunião bilateral entre os chefes de Estado.

"O presidente Lula também realizará reunião bilateral com o presidente Mulino, na qual deverão discutir temas relacionados a comércio, investimentos e cooperação, na esteira da adesão do Panamá como estado associado ao Mercosul", acrescentou a Secom.