GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Cobiça dos EUA pela Groenlândia pode ser o fim da OTAN?

Pressão americana sobre território dinamarquês reacende debate sobre integridade da aliança militar e equilíbrio de forças no Ártico.

Por Sputinik Brasil Publicado em 15/01/2026 às 18:00
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A Groenlândia, território autônomo sob domínio dinamarquês, ocupa papel estratégico no Ártico devido às suas vastas riquezas minerais e à localização privilegiada para a defesa aérea e naval.

Nos últimos meses, a intensificação da pressão dos Estados Unidos sobre a ilha reacendeu discussões a respeito da integridade territorial e do equilíbrio interno na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O avanço de Washington sobre Nuuk levanta questionamentos: quais seriam as consequências para a aliança militar caso os EUA passassem a controlar ou influenciar diretamente a Groenlândia?

É importante lembrar que tanto os Estados Unidos quanto a Dinamarca são membros históricos da OTAN. Entretanto, observa-se uma ausência de reação conjunta dos países europeus diante do que muitos classificam como imperialismo estadunidense sobre um território ocidental. Até onde os EUA podem pressionar a Dinamarca sem abalar a coesão da OTAN? Por que a Europa hesita em defender a integridade da Groenlândia?

O impacto geopolítico de uma eventual supremacia americana no Ártico pode afetar não apenas a segurança europeia, mas também a estabilidade global. Para analisar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Thiago Rodrigues, professor de relações internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor de "Drogas e capitalismo: uma crítica marxista"; e Letícia da Luz, mestranda em estudos marítimos da Escola de Guerra Naval (EGN) e pesquisadora voluntária do Grupo Economia do MAR (GEM) - Geopolítica e do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC) - Ártico. O debate já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.