INTERNACIONAL

Trump e Delcy Rodríguez relatam conversa "produtiva" por telefone

Líderes dos EUA e Venezuela discutem retomada de relações após captura de Maduro

Publicado em 15/01/2026 às 14:49
Donald Trump e Delcy Rodríguez relatam conversa telefônica sobre retomada de relações entre EUA e Venezuela.

Nesta quarta-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, conversaram por telefone e compartilharam relatos sobre o diálogo em suas redes sociais. Ambos classificaram o contato como "produtivo" e "cordial".

Delcy Rodríguez assumiu o comando interino da Venezuela no início deste mês, depois que o Exército norte-americano capturou o presidente Nicolás Maduro e o levou aos Estados Unidos. Segundo os dois líderes, a conversa marcou um novo momento nas relações bilaterais.

Notícias relacionadas:

De acordo com Delcy, o diálogo foi "longo, produtivo e cordial", pautado pelo respeito mútuo. “Abordamos uma agenda de trabalho bilateral em benefício de nossos povos, bem como assuntos pendentes na relação entre nossos governos”, afirmou Delcy Rodríguez.

Já Donald Trump destacou, em publicação nas redes sociais, que foram debatidos temas como petróleo, minerais, comércio e segurança. O presidente norte-americano afirmou ainda que os Estados Unidos estão ajudando a Venezuela a "se recuperar".

“Essa parceria entre os Estados Unidos e a Venezuela será espetacular para todos. A Venezuela, em breve, será grande e próspera novamente, talvez mais do que nunca”, declarou Trump.

Invasão

A conversa sinaliza uma mudança nas relações entre os dois países. No último dia 3, o então presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cília Flores foram levados por militares dos Estados Unidos, sob ordens do governo Trump, e permanecem detidos em Nova York.

Após a captura de Maduro, Delcy Rodríguez fez um pronunciamento à nação criticando a ação militar e afirmando que a Venezuela não voltaria a ser colônia. Apesar disso, na semana passada, o governo venezuelano anunciou a retomada de conversas diplomáticas com os Estados Unidos.