ECONOMIA INTERNACIONAL

Presidente do Fed de Atlanta prevê crescimento de 2% no PIB dos EUA, mas destaca preocupação com inflação

Raphael Bostic alerta para riscos de inflação elevada e sugere manutenção de juros restritivos diante do cenário econômico americano.

Publicado em 15/01/2026 às 12:55
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta quinta-feira, 14, que a economia dos Estados Unidos demonstrou grande resiliência em 2025 e prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer 2% neste ano. Apesar do otimismo com o desempenho econômico, Bostic fez um alerta quanto à inflação, que pode se manter elevada e persistente.

Bostic ressaltou que alguns efeitos das tarifas ainda devem surgir nos próximos períodos, prolongando as pressões inflacionárias até 2026, em um contexto de preços já altos.

Segundo o dirigente, o Fed precisa manter a política de juros em patamar restritivo, uma vez que a inflação permanece distante da meta fixada pelo banco central americano. “Muitos empresários ainda estão incorporando as tarifas nos preços”, destacou durante discurso em Atlanta.

Quanto ao mercado de trabalho, Bostic avaliou que o setor de empregos dos EUA não está mais tão aquecido, refletindo maior cautela dos empregadores diante das incertezas econômicas.

O presidente do Fed de Atlanta também comentou que a atualização dos dados econômicos do país — atrasados devido ao maior shutdown da história — poderá oferecer um panorama mais claro da situação. No entanto, ele ponderou que a normalização desses dados deve ocorrer apenas entre abril e maio.