Rio Tinto firma parceria com AWS para fornecimento de cobre a data centers nos EUA
Acordo de dois anos prevê uso do cobre sustentável Nuton em componentes de centros de dados da Amazon Web Services.
A Rio Tinto anunciou um acordo de colaboração com a Amazon Web Services (AWS) para o fornecimento de cobre Nuton durante dois anos. O contrato permitirá que a gigante da tecnologia utilize o metal, produzido com técnicas sustentáveis, em componentes de seus centros de dados nos Estados Unidos.
De acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira, 15, o cobre Nuton, extraído pela Rio Tinto, oferece diversas aplicações, como em cabos elétricos, e é produzido por meio de biolixiviação na mina Johnson Camp da Gunnison Copper.
O projeto Nuton adota uma abordagem inovadora de mineração sustentável, aliando biotecnologia e ferramentas digitais para acelerar a escalabilidade e adaptar a tecnologia a diferentes tipos de minério. Segundo a mineradora, essa metodologia reduz significativamente o tempo entre o conceito e a produção.
Além disso, a Nuton utiliza plataformas da AWS para simular o desempenho da lixiviação em pilha, alimentar análises avançadas e aprimorar os sistemas de decisão. Isso permite otimizar o uso de ácido e água, além de melhorar as previsões de recuperação de cobre, tornando o processo mais eficiente e sustentável.