JUSTIÇA INTERNACIONAL

Maduro comparece a tribunal nos EUA para responder por acusações de narcotráfico

Ex-presidente venezuelano enfrenta Justiça americana sob acusações de narcoterrorismo e tráfico de drogas; defesa alega imunidade

Publicado em 05/01/2026 às 13:32
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Nicolás Maduro, presidente deposto da Venezuela, compareceu nesta segunda-feira ao tribunal federal dos Estados Unidos para sua primeira audiência sobre as acusações de narcoterrorismo apresentadas pela administração de Donald Trump. O governo americano utilizou essas acusações para justificar sua captura e transferência para Nova York.

Maduro e sua esposa, Cilia Flores, são esperados para audiência às 14h (horário de Brasília), em um procedimento inicial considerado breve, mas fundamental, que pode marcar o início de uma longa disputa judicial sobre a possibilidade de julgamento do ex-presidente em solo americano.

A defesa de Maduro deve argumentar que ele possui imunidade por ser chefe de Estado de uma nação soberana. No entanto, os Estados Unidos não reconhecem Maduro como líder legítimo da Venezuela, o que pode dificultar a aplicação da imunidade diplomática.

Além de Maduro, sua esposa, filho e outros três aliados são acusados de colaborar com cartéis de drogas para facilitar o envio de milhares de toneladas de cocaína aos EUA. Caso sejam condenados, podem enfrentar pena de prisão perpétua.

Fonte: Associated Press*

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado