CLIMA

Primeira massa de ar frio do ano derruba temperaturas no início da semana

Fenômeno de origem polar traz alívio ao calor em regiões do Sul e Sudeste; temperaturas voltam a subir gradualmente até o fim da semana

Publicado em 05/01/2026 às 12:30
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A primeira massa de ar frio de origem polar de 2024 está provocando queda nas temperaturas e trazendo alívio ao calor neste início de semana. De acordo com a Climatempo, embora o fenômeno não seja de grande intensidade, ele já é suficiente para amenizar o calor registrado nos primeiros dias do ano.

As regiões Sul e Sudeste concentram as principais mudanças no padrão térmico. Nesta segunda-feira (5), a cidade de São Paulo amanheceu com céu encoberto e temperaturas mais baixas, dando sequência à diminuição do calor já sentida no domingo (4). As máximas não devem ultrapassar os 22°C ao longo do dia.

No Rio de Janeiro, incluindo a capital, a queda de temperatura acontece de forma mais moderada, mas já contribui para reduzir a sensação térmica elevada. Não há previsão de frio intenso para a região.

Na região Sul, o impacto da massa de ar frio é mais perceptível durante a noite, a madrugada e o início da manhã, quando as temperaturas mínimas ficam ainda mais baixas.

Segundo a Climatempo, as temperaturas tendem a subir gradualmente ao longo da semana nessas regiões. Após alguns dias de clima mais ameno, o calor retorna de forma progressiva, com elevação dos termômetros.

Em São Paulo, a previsão indica que as temperaturas podem alcançar os 30°C na sexta-feira, marcando o retorno do clima mais quente, que deve persistir durante o fim de semana.

Confira a previsão para os próximos dias em São Paulo, segundo a Meteoblue:

Terça-feira: entre 17ºC e 27ºC;

Quarta-feira: entre 19ºC e 27ºC;

Quinta-feira: entre 19ºC e 29ºC;

Sexta-feira: entre 20ºC e 30ºC.