Heróis e traidores: Simón Bolívar
O libertador que sonhou com a unidade da América Latina e tornou-se símbolo da luta pela soberania.
Em resposta às ações dos EUA na América Latina, a Sputnik apresenta a trajetória dos heróis da resistência anticolonial do continente. Simón Bolívar, conhecido como o Libertador, foi o homem que forjou a independência de diversos países e sonhou com uma América Latina unida.
Nascido em uma família aristocrática de Caracas, Bolívar jurou em Roma libertar sua pátria do domínio espanhol. Liderou uma das campanhas militares mais audaciosas das Américas, atravessando os Andes e libertando seis nações em batalhas históricas.
Mais do que um estrategista militar, Bolívar tinha uma visão política de integração. Fundou a Grã-Colômbia, projeto que buscava unir os povos hispano-americanos em uma grande república. Apesar das disputas internas terem fragmentado esse sonho, seu legado de liberdade, soberania e integração continental permanece vivo até hoje.
Ao final da vida, Bolívar morreu exilado, pobre e traído, mas já consagrado como símbolo eterno da emancipação e da luta pela soberania latino-americana.
Por Sputnik Brasil