DESAPARECIMENTO NO PARANÁ

O que se sabe sobre o desaparecimento de jovem em trilha do Pico Paraná

Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, está desaparecido desde quinta-feira após trilha no Pico Paraná. Buscas continuam e investigação segue sem indícios de crime.

Publicado em 05/01/2026 às 11:33
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A Polícia Civil do Paraná investiga o desaparecimento de Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, ocorrido na região do Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O jovem foi visto pela última vez na quinta-feira, 1º, por volta das 7h.

Familiares e amigos criaram um perfil nas redes sociais para centralizar informações e mobilizar buscas pelo jovem.

Até o momento, a polícia trata o caso como desaparecimento, sem indícios de crime.

O que se sabe até agora:

Quando ocorreu o desaparecimento?

Roberto desapareceu na manhã de quinta-feira, por volta das 7h, no Morro Pico Paraná. Desde então, autoridades tentam localizá-lo e esclarecer as circunstâncias do sumiço.

Ele estava acompanhado durante a trilha?

O jovem estava acompanhado de Thayane Smith, que relatou parte do trajeto nas redes sociais. Posteriormente, ela admitiu ter se equivocado ao deixar Roberto sozinho na trilha. Segundo perfil criado pela família, Thomaz tinha pouca experiência em trilhas e decidiu passar a virada do ano com uma amiga supostamente mais experiente. "No dia 1º de janeiro de 2026, eles chegaram ao topo para ver o nascer do sol, mas Roberto já apresentava sinais de fadiga e exaustão durante a subida", relatou a família.

Como estão as investigações?

No sábado, 3, policiais civis estiveram no local e ouviram familiares e pessoas que também fizeram a trilha. "Uma das pessoas que acompanhava o jovem durante o percurso foi ouvida na delegacia", informou a Polícia Civil do Paraná.

No domingo, 4, as diligências e oitivas continuaram. Nesta segunda-feira, 5, a investigação prossegue com a coleta de informações e depoimentos.

"As diligências seguem em andamento, com análise das informações e coleta de elementos necessários para esclarecer as circunstâncias do desaparecimento", declarou a Polícia Civil.

Até o momento, o caso permanece sendo tratado como desaparecimento, sem evidências de crime.

Como estão as buscas?

Renata, irmã do jovem, fez apelos nas redes sociais por ajuda de alpinistas experientes no resgate. "Divulguem para grupos de alpinistas para que possamos mobilizar pessoas capacitadas e ampliar as buscas aqui no Pico Paraná", pediu ela.

Nesta segunda-feira, Renata também agradeceu a todos os envolvidos nas buscas e pelas doações de materiais de higiene destinadas aos voluntários que atuam no local.

A família ressaltou ainda que não solicitou nenhum tipo de ajuda financeira, apenas doações de materiais, alertando sobre possíveis golpes envolvendo pedidos de pix.