INTERNACIONAL

Colômbia considera modernizar sua frota de drones com modelos fabricados na Turquia, informa mídia (FOTOS)

Publicado em 05/01/2026 às 09:25
© Foto / Youtube/Baykar Technologies

Citando o jornal equatoriano El Comercio, o portal Tecnologia & Defesa informa que a Força Aérea da Colômbia (FAC) estuda substituir os drones israelenses em serviço pelos mais versáteis Bayraktar, de fabricação turca.

Em particular, a aviação colombiana pretende aposentar seus seis sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (SARP) Hermes 450 e dois sistemas Hermes 900, adquiridos em 2012 da empresa israelense Elbit Systems.

A razão não é apenas o arrefecimento das relações políticas entre Colômbia e Israel. Destaca-se que esses drones israelenses não têm capacidade de armamento, servindo apenas como plataformas de inteligência, vigilância e reconhecimento.

Drone Hermes 900 da produção de Israel
Drone Hermes 900 da produção de Israel
Veículo aéreo não tripulado H-450 Hermes da produção de Israel
Veículo aéreo não tripulado H-450 Hermes da produção de Israel

Por isso, a FAC pretende comprar da empresa turca Baykar os drones Bayraktar TB2 e Bayraktar TB3, que oferecem uma ampla gama de opções de armamento, afirma o portal.

Vale destacar que o Bayraktar TB2 pode ser armado com as munições planadoras MAM-L, Bozok e Kayi, além da munição de ataque rápido Kemankes 1, movida a turbojato. Já o Bayraktar TB3, de porte maior e maior capacidade de carga, pode transportar munições mais pesadas.

O armamento deste modelo inclui o míssil UAV-122, testado a mais de 50 quilômetros de alcance, e a munição planadora MAM-T, de alcance e poder de impacto superiores ao MAM-L.

Veículo aéreo não tripulado Bayraktar TB2 da produção da Turquia
Veículo aéreo não tripulado Bayraktar TB2 da produção da Turquia
Veículo aéreo não tripulado Bayraktar TB3 da produção da Turquia
Veículo aéreo não tripulado Bayraktar TB3 da produção da Turquia

No que se refere às capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento, o texto ressalta que o Bayraktar TB2, considerado o substituto do Hermes 450, pode executar essas tarefas graças a integrações recentes do sistema eletro-óptico/infravermelho ASELFLIR 500 e do radar AESA Osprey 30, da empresa Leonardo.

Quanto ao Bayraktar TB3, a publicação destaca que o drone também pode ser equipado com os mesmos sistemas, mas possui uma vantagem adicional: a capacidade de decolagem e pouso curtos (STOL, na sigla em inglês), demonstrada no navio de desembarque TCG Anadolu (L400) da Marinha turca.


Por Sputinik Brasil