UFAL

Sinpete realiza entrega da coleção de livros aos parceiros

Ação valoriza a produção científica e fortalece a rede de colaboração do programa

Por Sinara Beserra - estudante de Jornalismo (Ascom Sinpete) Publicado em 05/01/2026 às 08:22
Programa Sinpete almeja, através da distribuição dos volumes, a ampliação de parcerias, através do fortalecimento institucional e uma maior inserção da educação científica nas agendas públicas

A coordenação do Sinpete realiza nos próximos dias a entrega da Coleção Sinpete – Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável, às instituições parceiras do evento. A Coleção reúne, em um box de 30 livros, as ideias, projetos e produtos vencedores do Concurso InovaEdu, edição 2024, que passaram pelo Laboratório de Mentoria do programa. A entrega acontece após um ciclo intenso de produção científica, formativa e editorial, que contou com a participação dos estudantes e professores em todo o processo.

Trata-se de mais um momento marcante para o programa, ao compartilhar os resultados e registrar as parcerias, sempre em diálogo com os gestores, formuladores de políticas públicas e instituições de educação do estado de Alagoas. Ao todo, 40 boxes de livros foram preparados, para serem entregues em diversos municípios alagoanos além de Maceió, como: Arapiraca, Branquinha, Murici, Olho d’Água do Casado, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Paripueira e Olho d’Água Grande.

Foram contempladas instituições de diferentes naturezas: universidade, secretarias de educação, fundações de apoio e fomento, órgãos de governo, entidades científicas, instituições formativas e organismos nacionais e internacionais ligados à ciência, educação e desenvolvimento sustentável. Para a coordenadora geral, Vera Pontes, a Coleção é muito representativa, “não são apenas livros, mas evidências concretas de uma política de educação científica em funcionamento”, afirma.

A Coleção Sinpete

A Coleção Sinpete é um conjunto de livros científicos e pedagógicos produzidos a partir de projetos desenvolvidos na Educação Básica, em diálogo direto com a universidade. Ela reúne pesquisas, experiências formativas e práticas inovadoras, escrita por estudantes e professores da Educação Básica e mentores universitários, totalizando em mais de 100 autores envolvidos, em um processo formativo que valoriza a autoria, a escrita científica e a produção de conhecimento desde a escola.

Dividido em três séries, os volumes abordam temas relacionados à ciência, inovação, sustentabilidade, educação científica, tecnologia social, território, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, sempre conectados aos desafios reais vivenciados pelas comunidades escolares. Através do protagonismo estudantil, apoiado durante a produção dos livros, a Coleção reafirma que a escola não é apenas lugar de transmissão de conteúdos, mas também de investigação, criação e produção de conhecimento, quando há investimento formativo, acompanhamento e políticas públicas adequadas.

Instituições parceiras

As entregas foram organizadas em três grupos: parceiros consolidados, parceiros potenciais e órgãos estratégicos. Essas instituições compõem a base do ecossistema do Sinpete, sustentando a formação, o acompanhamento pedagógico, a gestão e o apoio técnico-financeiro das ações.

Ao apresentar resultados concretos, a Coleção oferece subsídios para a formulação, o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas voltadas à educação científica, à formação de professores e à valorização da escola pública. É necessário um diálogo baseado na cooperação, corresponsabilidade e construção coletiva.

A coordenadora Vera Pontes reconhece a necessidade desse olhar para a educação científica ao afirmar que é preciso ser tratada como política de Estado, articulada a agendas nacionais e internacionais de ciência, educação, equidade e desenvolvimento sustentável, compreendendo que investir na educação científica desde a Educação Básica é investir no futuro do país.

Impactos reais

A formação científica gerada através de todo o acompanhamento do programa Sinpete tem fortalecido a ciência produzida em Alagoas. Os vencedores do Concurso passam por meses de acompanhamento em letramento científico, que culminam na escrita dos livros. Esse processo promove o fortalecimento da escrita científica, a ampliação do interesse dos estudantes pela ciência, a formação continuada de professores e a criação de redes colaborativas entre escola e universidade.

Ao reconhecer estudantes como autores e pesquisadores, também é fortalecida a sua autoestima acadêmica e ampliado os horizontes formativos e profissionais dos participantes. Como afirma o estudante de química, Felliphe David, participante da pesquisa e escrita do livro “Barbatimed – Membrana Cicatrizante Sustentável feita com resíduos de mandioca e barbatimão”. “Ter meu nome nesta publicação me dá a sensação de ciência divulgada, trabalho cumprido e do meu esforço valorizado. Foi isto que o Sintepe propôs pra mim por meio dessa publicação, além de estar alimentando o meu currículo, que é de um valor de importância difícil de explicar”, afirma o estudante.

O futuro do Sinpete

O programa Sinpete também almeja, através dessa distribuição dos volumes, a ampliação de parcerias, através do fortalecimento institucional e uma maior inserção da educação científica nas agendas públicas. A entrega da Coleção projeta as próximas edições como continuidade de uma política formativa, alinhada a agendas nacionais e internacionais de ciência e educação.

Com um trabalho que dura o ano inteiro, esse momento simboliza um convite às instituições, aos gestores de educação e para toda a sociedade, para que se reconheçam como parte desse ecossistema e se engajem na defesa da ciência e da educação pública.

Como afirma a coordenadora Vera Pontes, “cada livro da Coleção Sinpete – Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável, é a prova de que a escola pública é um espaço potente de produção científica, autoria e transformação social. Entregar essa Coleção é afirmar que ciência e educação são compromissos coletivos com o futuro do país”, finaliza.

Resultado de uma jornada produtiva, a Coleção Sinpete existe graças às parcerias que contribuem no fortalecimento da pesquisa na educação básica, como a Fapeal, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. E conta com o apoio institucional da gestão da Universidade Federal de Alagoas, que reafirma seu compromisso histórico com a educação pública, gratuita e de qualidade.

Galeria de fotos