Supremo Tribunal da Venezuela anuncia Delcy Rodríguez como presidente interina do país
A Câmara Constitucional do Supremo Tribunal da Venezuela anunciou que, após o atentado contra o presidente Nicolás Maduro, que foi levado aos Estados Unidos, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumirá a presidência do país sul-americano como interina.
"Fica por meio deste comunicado que Delcy Eloína Rodríguez Gómez, vice-presidente executiva da República, assumirá e exercerá, em caráter interino, todos os poderes, deveres e faculdades inerentes ao cargo de presidente da República Bolivariana da Venezuela, a fim de garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da nação."
Mais cedo, Delcy declarou que a ação dos Estados Unidos tem como meta se apropriar das riquezas da Venezuela em meio à operação para sequestro do presidente venezuelano.
"Estamos prontos para defender a Venezuela, estamos prontos para defender nossos recursos naturais, que devem servir ao desenvolvimento nacional."
A vice-presidente também informou que convocou o Conselho de Defesa do país, formado pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, a presidente da Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça, Caryslia Rodríguez, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, e outras figuras importantes.
Também nesta noite, o Brasil reconheceu a vice-presidente venezuelana como presidente interina do país. Em coletiva dada a jornalistas na noite deste sábado (3), a ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou que o Brasil entende que ela está no comando do país após o rapto de Maduro.