TENSÃO INTERNACIONAL

África do Sul pede reunião urgente da ONU após ataque dos EUA à Venezuela

Pretória considera a ação uma violação do direito internacional e alerta para os riscos de instabilidade global.

Publicado em 03/01/2026 às 16:10
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

África do Sul exige reunião urgente da ONU após ataque dos EUA à Venezuela.

O governo da África do Sul solicitou neste sábado (3) uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU após a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro.

Para Pretória, a ação representa uma violação flagrante do direito internacional e da Carta das Nações Unidas. Em comunicado, a chancelaria sul-africana afirmou que o Conselho de Segurança, responsável por zelar pela paz e segurança internacionais, deve se reunir imediatamente para analisar o caso.

O governo destacou que o uso da força contra a integridade territorial e a independência política de um Estado soberano contraria princípios fundamentais do sistema internacional. A África do Sul também alertou que invasões militares tendem a aprofundar crises e gerar instabilidade, enfraquecendo a ordem internacional e o princípio da igualdade entre as nações.

O posicionamento ocorre após a confirmação, pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de uma operação de grande escala em território venezuelano, justificada por Washington como parte do combate ao narcotráfico, mas rejeitada por Caracas como ilegal.