Soldado russo conta à Sputnik como abateu drone inimigo com uso de corda
O operador de drones do agrupamento russo Tsentr (Centro), conhecido pelo codinome Krepysh, disse à Sputnik que derrubou um drone pesado ucraniano do tipo Baba-Yaga utilizando uma corda.
Krepysh destacou que o drone pesado do inimigo vinha sendo empregado em ataques contra unidades de assalto russas.
Ao mesmo tempo, ele salientou que conseguiu preservar o seu próprio drone de reconhecimento durante a execução da operação.
"O Baba-Yaga possui uma ogiva potente: com um único lançamento, é capaz de destruir uma unidade de assalto inteira", ressaltou.
Assim que avistou o drone inimigo, o militar russo lançou o seu próprio drone em sua direção para neutralizar o ataque.
Ele se aproximou do alvo, ganhou um pouco de altitude acima dele e tentou enroscar a corda nos rotores do equipamento.
O plano funcionou. O Baba-Yaga, com sua ogiva, caiu no solo. É importante destacar que o drone russo sobreviveu ao confronto.
"Não, não perdi o meu drone. Procuramos garantir que, no momento em que a corda se enrosca, ela se desprenda do mecanismo de liberação de munição. Como resultado, a corda segue junto com o drone inimigo, enquanto o nosso permanece intacto", concluiu.
Neste sábado (3), o Ministério da Defesa da Rússia informou que as Forças Armadas do país libertaram o povoado de Bondarnoe, na República Popular de Donetsk (RPD).
Ao mesmo tempo, o Exército russo realizou um ataque contra infraestruturas portuárias e energéticas que abasteciam o setor militar-industrial ucraniano.