MACEIÓ

Controladoria Geral do Município destaca avanços na transparência e fortalecimento do Controle Interno em Maceió

Ações modernizam e ampliam diálogo com a população

Publicado em 03/01/2026 às 10:00
em 2025, Controladoria lançou mais um manual para orientar Organizações da Sociedade Civil em Maceió. Allan Cesar/ Secom Maceió

A Controladoria-Geral do Município de Maceió (CGM) realizou inúmeras ações ao longo de 2025 e mostra o fortalecimento das práticas de controle interno, transparência e participação cidadã na administração municipal. Os resultados refletem, segundo o controlador-geral, José de Barros Lima Neto, um período de amadurecimento institucional e de compromisso com a ética na Governança.

Desde o início de 2025, as equipes técnicas da Controladoria atuaram de forma contínua na análise de processos, auditorias, monitoramento da transparência e atendimento ao cidadão. Foram 850 processos administrativos analisados pela CGM, garantindo conformidade legal, economia aos cofres públicos e segurança na tomada de decisão dos gestores.

Um dos destaques de 2025, é o avanço no acesso à informação. O sistema Informa Maceió registrou 929 pedidos, dos quais 95% foram respondidos, mostrando maior eficiência no atendimento e no diálogo com a população. Para o controlador, o desempenho reforça o compromisso da gestão com a transparência.

“O Relatório de Gestão demonstra o avanço do Controle Interno em Maceió. Em 2025, analisamos cerca de 850 processos, fortalecemos a transparência, ampliamos o diálogo com a sociedade e aprimoramos a atuação da Ouvidoria e do Informa Maceió, que respondeu a 95% dos pedidos de acesso à informação. Também intensificamos ações de auditoria, integridade e prevenção de riscos, garantindo mais segurança jurídica e eficiência no uso dos recursos públicos”, destacou. 

A Ouvidoria Municipal também teve papel central neste processo, com 4.038 manifestações ao longo do ano, sendo as reclamações com 78,62% dos envios. 

O canal de comunicação tem se consolidado como ponte entre a população e a gestão e foi tema do 2º Encontro da Rede de Ouvidorias, que reuniu representantes de todas as secretarias para discutir boas práticas e premiar órgãos com melhor desempenho.

Outro eixo importante é o trabalho preventivo da CGM. O mecanismo de Alerta e Controle Concomitante, criado para evitar irregularidades e riscos ao erário, foi reforçado em 2025. Servidores analisam diariamente o Diário Oficial e sistemas internos para identificar possíveis inconsistências e orientar correções.

Ouvidores dos órgãos públicos municipais debateram aspectos do atendimento aos cidadãos durante realização de Workshop. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió
Ouvidores dos órgãos públicos municipais debateram aspectos do atendimento aos cidadãos durante realização de Workshop. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

Além disso, a Controladoria ampliou suas ações junto às Organizações da Sociedade Civil (OSCs). No total, foram realizadas 19 visitas de auditoria, com foco na correta aplicação de recursos provenientes, sobretudo, de emendas parlamentares. O órgão também promoveu o 2º Workshop de Parcerias com OSCs, no qual lançou um novo manual de orientações para entidades do terceiro setor.

A agenda de integridade também ganhou força com a 1ª Pesquisa de Percepção sobre Integridade Pública, que ouviu mais de 500 servidores e reúne dados que serão usados para aprimorar os programas de integridade nas secretarias.

Ainda segundo José Neto, as ações realizadas pela CGM são fruto do compromisso da gestão municipal em buscar melhorias para a população. O órgão seguirá ampliando seus esforços para garantir uma gestão cada vez mais responsável, moderna e conectada ao cidadão.

“A Controladoria segue firme no compromisso de apoiar a eficiente gestão do prefeito JHC, promovendo uma administração, cada vez mais, transparente e responsável, para que os maceioenses tenham mais acesso à transparência e à informação”, disse.

Na área de auditoria interna, a Diretoria de Auditoria Geral realizou, ao longo de 2025, 210 consultorias, além de avaliações e apurações, reforçando o caráter técnico e educativo do controle interno.

O relatório ainda destaca a ampliação de painéis no Portal da Transparência e o desenvolvimento de um novo site, que deve modernizar a interface e facilitar o acesso do cidadão às informações públicas.

Com uma atuação baseada em prevenção, orientação e diálogo, a CGM segue apresentando avanços que impactam diretamente a eficiência administrativa e a confiança da população.