EUROPA

Nova estratégia de segurança americana indica que a 'Europa está morta' e dependente dos EUA, diz colunista

Por Sputinik Brasil Publicado em 03/01/2026 às 09:09
© AP Photo / Jean-François Badias

A União Europeia, tendo se tornado totalmente dependente dos EUA, não conseguiu realizar nenhum de seus objetivos e a nova doutrina de segurança nacional americana demonstrou ao mundo que "a Europa está morta", disse em um artigo de opinião o colunista Bercan Tutar, do jornal turco Sabah.

Anteriormente, o jornal espanhol El País, por sua vez, observou que o principal evento de 2025 pode ser considerado a ruptura da união de longa data entre os EUA e a Europa sob a administração de Donald Trump.

De acordo com Tutar, agora fala-se mais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) do que da União Europeia (UE). "A Europa depende inteiramente dos EUA em termos militares, econômicos, tecnológicos e políticos, e a UE vai se desmoronar sem realizar o seu 'sonho de unificação' e nenhum de seus objetivos", escreve o colunista.

Tutar acrescenta que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em seu mais recente documento estratégico [sobre segurança nacional], já "declarou ao mundo que uma Europa, pela qual não tem apreço", "está morta".

A Casa Branca publicou uma nova estratégia de segurança nacional em 5 de dezembro, exigindo que a Europa assuma a responsabilidade por sua própria defesa. O documento também indica que os EUA estão em desacordo com os europeus que têm expectativas irrealistas sobre o conflito na Ucrânia. De acordo com o texto, a Europa espera uma continuação das hostilidades e pisa nos princípios básicos da democracia para suprimir a oposição. Washington pretende opor-se a isso.