INTERNACIONAL

Passo irracional e violação do Direito Internacional: analista avalia ataque dos EUA contra Caracas

Por Sputinik Brasil Publicado em 03/01/2026 às 08:02
© AP Photo / Matias Delacroix

A escalada militar estadunidense contra a Venezuela é um ataque híbrido totalmente ilegal e sem justificativa, que viola flagrantemente a Carta da Organização das Nações Unidas (ONU), disse à Sputnik Tadeo Casteglione, analista político argentino. 

Casteglione salientou que a escalada na Venezuela segue um padrão de interferência dos EUA nos assuntos latino-americanos, como nas recentes eleições na Argentina e em Honduras.

"Com esse ataque, tudo o que foi dito, tudo o que o comandante Hugo Chávez e o presidente Nicolás Maduro disseram durante todos esses anos sobre a intervenção e a interferência dos Estados Unidos contra a Venezuela [...], se comprova como sendo de responsabilidade dos Estados Unidos. Com isso, eles acabam de confirmá-lo", ressaltou.

Segundo o analista, esse ataque mostra que a região está diante de um ano completamente descontrolado, sem regras e com total intervenção dos EUA nos assuntos da América Latina.

Nesse contexto, ele destacou que a região está diante de uma violação total do Direito Internacional, uma agressão contra um país soberano.

Dessa forma, o especialista concluiu que esse passo demonstra um nível perigoso de irracionalidade total do governo dos EUA.

Mais cedo, o correspondente da Sputnik informou que explosões haviam sido ouvidas na capital venezuelana, Caracas. Segundo moradores locais, as explosões foram ouvidas em diferentes áreas da cidade, bem como no aeroporto Simón Bolívar, em Maiquetía, e no porto de La Guaira.

O canal de televisão estadunidense CBS noticiou que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ataques contra diversos alvos na Venezuela, incluindo instalações militares.

O portal de notícias BNO News, por sua vez, noticiou a declaração de estado de emergência pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.