Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
O crescimento da economia chinesa até o fim de 2026 será de 4,5%, o dobro da taxa dos Estados Unidos, segundo um estudo da Academia Russa de Ciências analisado pela Sputnik nesta sexta-feira (2).
"Em 2026, o crescimento do PIB da China cairá para 4,5%, após 5% em 2025, de acordo com nossa previsão", afirmaram os analistas.
A economia dos Estados Unidos deve se expandir a um ritmo semelhante ao de 2025 — 2,1%, segundo a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI), e 2,2%, conforme estimativa da Academia Russa de Ciências.
Os analistas destacaram riscos significativos para os EUA nas relações comerciais com a China, já que o acordo tarifário tem duração de apenas um ano, mantendo incertezas quanto à sua aplicação.
Já para os países da União Europeia, a Academia Russa de Ciências projeta crescimento de 1,3% em 2026, ritmo considerado insuficiente para enfrentar os diversos desafios do bloco.
Entre eles, estão déficits orçamentários e dificuldades de coordenação, aumento da dívida pública, elevação dos gastos com defesa e questões migratórias, além de problemas energéticos, a transição para uma economia verde e as metas climáticas.