Ocidente continua com táticas para silenciar os crimes de Kiev, diz Zakharova
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, acusou países ocidentais de manterem uma política de "silêncio estratégico" diante de ataques atribuídos à Ucrânia. A declaração ocorreu após questionamentos de parte da imprensa sobre vítimas de um ataque com drones contra um café na região de Kherson.
"Estou lendo em alguns meios e blogs sobre 'dúvidas' quanto à existência de vítimas. Se há dúvidas, elas dizem respeito apenas à integridade de quem duvida. O Ocidente não abandonou sua tática de silêncio estratégico, quando ataques da rua Bankova podem passar despercebidos por anos", afirmou.
As declarações ocorrem no momento em que autoridades da região de Kherson decretaram luto oficial após um ataque ucraniano ocorrido na véspera do Ano Novo. O governador Vladimir Saldo assinou um decreto estabelecendo os dias 2 e 3 de janeiro como dias de luto regional.
Durante o período, as bandeiras devem permanecer a meio mastro e foi recomendada a suspensão de programas e eventos de entretenimento por emissoras de televisão, rádio e instituições culturais. Também foram determinadas medidas de apoio às famílias das vítimas e dos feridos.
Segundo as autoridades locais, o ataque foi realizado com três drones e atingiu um hotel e uma cafeteria no momento em que famílias, incluindo crianças, celebravam a chegada do Ano Novo em um hotel localizado às margens do mar Negro.