Geral

EUA relatam ataques contra mais 3 embarcações em águas latino-americanas

Publicado em 31/12/2025 às 18:49
© AP Photo / Jason Tarleton

O Comando Sul dos EUA informou, por meio das redes sociais, que o ataque ocorreu na terça-feira (30), enquanto as embarcações navegavam "por rotas conhecidas pelo tráfico de drogas".

Segundo as autoridades, três pessoas a bordo da primeira embarcação morreram, enquanto um número indeterminado pulou no mar.

"Informações de inteligência confirmaram que as embarcações navegavam por rotas conhecidas de tráfico de drogas e que houve transferência de narcóticos entre as três embarcações antes dos ataques", afirmou o Comando Sul em sua mensagem, sem fornecer mais detalhes ou provas.

No último domingo (29), outro ataque provocou pelo menos duas mortes no oceano Pacífico. Segundo as autoridades norte-americanas, as "informações de inteligência confirmaram que a embarcação navegava por rotas conhecidas de tráfico de drogas no Pacífico e estava envolvida em operações de narcotráfico", acrescentou o comunicado, esclarecendo que nenhum militar norte-americano ficou ferido na operação.

Os ataques acontecem no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os militares de seu país já realizaram uma ofensiva direta contra uma área portuária da Venezuela, também sobre a justificativa de combate ao narcotráfico.

Desde setembro, mais de 105 pessoas morreram em ataques contra embarcações que os EUA acusam de tráfico de drogas, como parte destas operações.

Washington justifica a presença militar no Caribe como parte do combate ao narcotráfico. Em setembro e outubro, as Forças Armadas foram usadas repetidas vezes para destruir embarcações próximas à costa venezuelana que, segundo os EUA, transportavam drogas.

No dia 17 de dezembro, Trump anunciou o reconhecimento do governo venezuelano como uma "organização terrorista estrangeira" e a imposição de um bloqueio total a todos os petroleiros sancionados que se dirigem à Venezuela ou partem do país.


Por Sputinik Brasil