MERCADO FINANCEIRO

Bolsas europeias fecham em baixa em sessão reduzida antes do Ano-Novo

Liquidez limitada e cautela dos investidores marcaram o último pregão do ano, com ausência de catalisadores e fechamento antecipado.

Publicado em 31/12/2025 às 10:33
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

As bolsas da Europa encerraram o pregão desta quarta-feira (31) em queda, em uma sessão marcada por liquidez reduzida e fechamentos antecipados devido à proximidade do feriado de Ano-Novo. Com a ausência de catalisadores relevantes, os movimentos expressivos foram limitados, enquanto investidores mantiveram postura cautelosa e ajustaram posições antes do início de 2025.

Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,09%, fechando a 9.931,38 pontos, mas acumulou alta de 2,17% no mês. O CAC 40, de Paris, caiu 0,23%, a 8.149,50 pontos, com leve avanço de 0,33% em dezembro. Em Madri, o Ibex 35 registrou queda de 0,2%, aos 17.320,00 pontos, e subiu 5,79% no mês. O PSI 20, de Lisboa, encerrou estável em 8.263,65 pontos, com valorização de 1,89% em dezembro. Os dados são preliminares. No acumulado de 2025, os índices avançaram 21,5%, 10,4%, 48% e 29,6%, respectivamente. Já o DAX, de Frankfurt, e o FTSE MIB, de Milão, não operaram nesta quarta-feira.

Sem notícias ou indicadores relevantes na Europa, os investidores repercutiram a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), divulgada na terça-feira (30). O documento revelou que parte dos dirigentes do banco central dos EUA, que votaram pelo terceiro corte consecutivo dos juros em dezembro, poderia ter optado pela manutenção das taxas, indicando uma possível pausa no ciclo de flexibilização monetária em janeiro.

O cenário geopolítico também permaneceu no radar, com o mercado acompanhando desdobramentos do conflito entre Rússia e Ucrânia e incertezas sobre um possível acordo de paz mediado pelos EUA. O setor de defesa e aeroespacial esteve em destaque, e as ações da britânica Rolls-Royce recuaram 0,26%.

Em movimento de correção após alta na sessão anterior, os papéis da Fresnillo caíram 2,29%, acompanhando o recuo das commodities metálicas.

O índice pan-europeu Stoxx 600 registrou queda de 0,11%, aos 592,15 pontos. No acumulado de 2025, no entanto, o Stoxx 600 teve seu melhor desempenho anual desde 2021, com ganhos de 15,8%, segundo a Reuters.

Com informações da Dow Jones Newswires