Bolsa da Índia fecha 2025 com alta de 9%, abaixo de outras asiáticas
Apesar de completar dez anos seguidos de valorização, índice indiano ficou atrás de pares regionais; analistas veem potencial para 2026.
A Bolsa de Mumbai, principal mercado de capitais da Índia, encerrou o último pregão de 2025 com alta de 0,64%, atingindo 85.220,60 pontos e acumulando valorização anual de 9,1%. O resultado marca o décimo ano consecutivo de ganhos, mas ficou bem abaixo do desempenho de outros mercados asiáticos.
Segundo analistas do Goldman Sachs, "esse desempenho significativamente inferior — o pior das últimas duas décadas — foi provocado por avaliações iniciais elevadas e expectativas de desaceleração cíclica do crescimento econômico e dos lucros". Apesar do cenário, o banco americano acredita que a bolsa indiana tem potencial para apresentar melhor performance em 2026.
Entre os destaques do índice BSE Sensex, a Reliance Industries avançou 29% ao longo de 2025. Por outro lado, a gigante de tecnologia Infosys registrou queda de 14%. No setor financeiro, o Axis Bank subiu 19% e o State Bank of India teve elevação de 23%.
Com informações da Dow Jones Newswires