Guinness reconhece réveillon do Rio como o maior do mundo após público recorde
Celebração em Copacabana reuniu 2,5 milhões de pessoas e garantiu ao Rio título de maior festa de Ano Novo do planeta.
O Guinness World Records oficializou nesta terça-feira (30) o réveillon do Rio de Janeiro como o maior do mundo. O anúncio foi feito durante o evento de lançamento do Réveillon 2026, no palco principal em Copacabana, com a entrega da placa oficial pela jurada Camila Borenstein.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) celebrou a conquista, destacando que o título consagra a dimensão e a regularidade dos grandes eventos cariocas. Para ele, além dos números, são fundamentais a energia do público, a diversidade musical e a identidade cultural da festa.
"Sabemos que nenhuma cidade do mundo faz eventos para tantas pessoas e com tanta constância como o Rio de Janeiro. Além dos números, não vamos deixar de ressaltar as qualidades da festa de ano novo, como a alegria dos cariocas e a diversidade musical", afirmou Paes.
A certificação levou em conta critérios como público recorde, escala da programação artística, área ocupada e relevância cultural. Segundo o Guinness, a prefeitura apresentou provas técnicas, incluindo imagens de drones, que confirmaram a presença de cerca de 2,5 milhões de pessoas na orla durante o réveillon do ano passado.
Para a virada de 2026, a prefeitura promete uma festa ainda maior. A queima de fogos contará com 19 balsas ao longo da orla — quase o dobro do utilizado em 2024 — em um espetáculo pirotécnico de 12 minutos, o mais longo já realizado na cidade.
O evento também terá um show aéreo com 1,2 mil drones, em homenagem ao Rio, com imagens sincronizadas aos fogos e trilha sonora assinada pelo DJ Alok.
Na areia de Copacabana, três palcos serão montados. No Palco Rio, em frente ao Copacabana Palace, estão previstos shows de Gilberto Gil e Ney Matogrosso, Belo e Alcione, João Gomes com participação de Iza, além de Alok. A abertura será com a DJ Cady, e o encerramento, com a escola de samba Beija-Flor.
No Palco Samba, na altura da Rua República do Peru, se apresentarão Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira e Feijão com o Bloco da Preta, com abertura da DJ Tamy e encerramento da Grande Rio. Já o Palco Leme, dedicado à música gospel, terá apresentações de DJ Marcelo Araújo, Midian Lima, Samuel Messias, Thalles Roberto e Grupo Marcados.
Além de Copacabana, outras regiões da cidade receberão 13 palcos e mais de 70 atrações, ampliando a programação do réveillon em todo o Rio.