Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia
Pacientes permanecem em observação em hospital de Ribeira do Pombal; autoridades investigam possível ingestão acidental da substância.
Três meses após um surto de intoxicação por metanol causar 23 mortes no Brasil, sete pessoas foram internadas com suspeita de ingestão da substância em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, nesta segunda-feira (29). A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado.
Segundo a pasta, os pacientes teriam ingerido o metanol de forma acidental. "Eles permanecem acolhidos e em observação no Hospital Geral Santa Tereza, no município, com assistência em andamento", informou em nota. "Caso necessário, será administrado antídoto específico."
A vigilância sanitária investiga o caso e aguarda a conclusão dos exames laboratoriais. A Polícia Civil da Bahia e o Departamento de Polícia Técnica do Estado também acompanham as apurações.
A Prefeitura de Ribeira do Pombal divulgou nota manifestando solidariedade aos pacientes e familiares. "A gestão acompanha o caso e atua em conjunto com o Estado e órgãos competentes para apuração dos fatos, adotando todas as providências cabíveis."
Relembre os casos
Em setembro, a adulteração de bebidas alcoólicas com metanol para baratear o preço levou a um surto inédito de intoxicação no Brasil. O metanol pode causar danos graves à saúde.
Uma investigação da Polícia Civil de São Paulo localizou uma fábrica clandestina no ABC Paulista e revelou um esquema criminoso com diversos envolvidos. O estado de São Paulo concentrou a maioria dos casos, com 11 mortes. Pernambuco (5), Paraná (3), Mato Grosso (3) e Bahia (1) também registraram vítimas fatais.
Quais os sintomas?
Reconhecer os sintomas rapidamente e buscar atendimento médico são medidas fundamentais para evitar complicações e mortes.
Os primeiros sinais de intoxicação aparecem logo após a ingestão e se assemelham aos de embriaguez, como fala pastosa e reflexos lentos.
Entre 16 e 30 horas após o consumo, quando o metanol já foi metabolizado pelo organismo, surgem sintomas mais graves, como náuseas, vômitos, tontura, fraqueza, dor abdominal e outros quadros que podem levar ao óbito.
Além disso, a contaminação pode provocar alterações no sistema nervoso central, variando de sonolência à perda da visão — um dos principais riscos do consumo de metanol.