CLIMA EXTREMO

SP entra em alerta vermelho por onda de calor e laranja para tempestades

Inmet emite alertas para São Paulo, Rio e outros estados devido a riscos de calor intenso e tempestades severas nos próximos dias.

Publicado em 30/12/2025 às 11:09
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira, 30, um alerta laranja de "perigo de tempestade" para o último dia do ano, abrangendo grande parte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de regiões de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Paralelamente, São Paulo e Rio de Janeiro estão sob alerta vermelho para onda de calor a partir desta terça-feira.

Segundo o Inmet, o alerta laranja indica possibilidade de ventos de até 100 km/h, com riscos de queda de granizo, derrubada de árvores, alagamentos, danos em plantações e cortes de energia elétrica. Este é o penúltimo nível na escala de gravidade do instituto, ficando atrás apenas do alerta vermelho.

O alerta de tempestade abrange regiões metropolitanas, litoral sul, Vale do Paraíba Paulista, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto em São Paulo, além de praticamente todo o estado do Rio de Janeiro, com destaque para a região metropolitana e Baixada Fluminense. Minas Gerais, Distrito Federal e partes de Goiás e Mato Grosso também estão incluídos no alerta laranja.

Para outras áreas do país, foi emitido um alerta amarelo, que indica "perigo potencial de chuvas intensas". Este alerta prevê ventos de até 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e cortes de energia.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores devido ao risco de quedas de galhos e descargas elétricas, e recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

O alerta vermelho de onda de calor entrou em vigor às 9h desta terça-feira e segue até o início da noite de quarta-feira, 31. Conforme o Inmet, as temperaturas estão 5ºC acima da média histórica para o período há mais de cinco dias, o que representa riscos à saúde.

Este alerta de calor extremo vale para todo o estado do Rio de Janeiro, onde a máxima pode chegar a 35ºC, e para a maior parte de São Paulo, com previsão de até 30ºC. Também abrange o sul e oeste de Minas Gerais, sul do Espírito Santo, leste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.