MERCADO FINANCEIRO

Bolsa inicia pregão em alta após desemprego atingir mínima histórica

Ibovespa reage positivamente à redução da taxa de desocupação, mas liquidez segue baixa no fim de ano; investidores aguardam dados do Caged e ata do Fed.

Publicado em 30/12/2025 às 10:21
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Ibovespa abriu o pregão desta terça-feira, 30, em leve alta, impulsionado pela queda da taxa de desemprego, que atingiu o menor patamar da série histórica, e pela baixa liquidez típica do fim de ano. Apesar do movimento positivo, os investidores ainda aguardam novos dados sobre o mercado de trabalho brasileiro e a divulgação da ata do Federal Reserve, ambos previstos para o período da tarde.

Por volta das 10h03, o Ibovespa registrava alta de 0,19%, aos 160.802 pontos. Na véspera, o índice havia recuado 0,25%, fechando aos 160.490,30 pontos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no trimestre encerrado em novembro caiu para 5,2%, o menor nível desde o início da série histórica em 2012. O resultado veio acompanhado de recordes tanto no número de pessoas ocupadas (103,2 milhões) quanto no de trabalhadores com carteira assinada (39,4 milhões).

Os indicadores refletem a força da economia e do consumo, favorecendo o mercado acionário, embora também levantem preocupações sobre a possível extensão do período de manutenção da Selic em patamares elevados. A calibragem dessas expectativas deve ser concluída a partir das 14h, com a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos a novembro. A expectativa é de criação de 79.120 vagas formais no período.

Mais cedo, os investidores também repercutiram dados que apontam para melhora na confiança do comércio e do setor de serviços. O Índice de Confiança do Comércio (Icom), da Fundação Getulio Vargas, avançou 0,2 ponto em dezembro, na comparação mensal, registrando a quarta alta consecutiva do ano, para 90,1 pontos. Já o índice de confiança de serviços subiu 0,5 ponto entre novembro e dezembro, na série com ajuste sazonal, alcançando 90,6 pontos e marcando a segunda elevação seguida.

Às 16h, o Federal Reserve divulgará a ata de sua última reunião de política monetária, e a expectativa do mercado é que o documento reforce a sinalização de pausa nos cortes dos juros nos Estados Unidos.

Fora do cenário macroeconômico, a acareação prevista para esta terça-feira, no âmbito da investigação sobre o Banco Master, ainda pode ser cancelada, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF). A delegada da Polícia Federal responsável pelo caso ouvirá individualmente o diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino Santos, o presidente do Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, a partir das 14h. A acareação só ocorrerá caso a delegada considere necessária a comparação entre as versões apresentadas.