Rússia anuncia entrada em operação de mísseis Oreshnik com capacidade nuclear
Sistema de mísseis foi instalado na Bielorrússia em meio a negociações internacionais sobre a guerra na Ucrânia
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta terça-feira (30) que o sistema de mísseis Oreshnik, com capacidade nuclear, entrou em serviço ativo na Bielorrússia. O comunicado ocorre enquanto os Estados Unidos intensificam esforços para mediar um acordo que encerre a guerra de quase quatro anos na Ucrânia, agora em fase decisiva.
Em vídeo divulgado pelo ministério, veículos de combate que integram o sistema móvel de mísseis balísticos de alcance intermediário aparecem atravessando uma floresta durante treinamento militar. O anúncio oficial ocorre após declaração do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, que, no início deste mês, confirmou a chegada do Oreshnik ao país. Segundo Lukashenko, até dez desses sistemas de mísseis serão estacionados em território bielorrusso.
O presidente russo, Vladimir Putin, também afirmou recentemente que o Oreshnik entraria em operação antes do fim do ano. Durante reunião com altos oficiais militares, Putin alertou que Moscou pretende ampliar seus avanços na Ucrânia caso Kiev e aliados ocidentais rejeitem as exigências do Kremlin nas negociações de paz.
Fonte: Associated Press*
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.