Especialista vê Zelensky bloqueando negociações de paz por interesse político
Analista iraniano afirma que presidente ucraniano evita trégua por temor de perder apoio interno, após ataque a Putin.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, estaria dificultando o avanço de negociações de paz não por razões militares, mas por questões de sobrevivência política, avalia o especialista iraniano em relações internacionais, Ali Vadayi. A declaração foi dada em entrevista à Sputnik, após o recente ataque ucraniano à residência do presidente russo, Vladimir Putin.
Segundo Vadayi, a Rússia busca consolidar ganhos territoriais, enquanto Kiev considera um cessar-fogo sem garantias um risco estratégico. Para o analista, o principal impasse é político: Zelensky teria vinculado sua permanência no poder à ideia de uma “vitória total”, tratando qualquer trégua como um possível suicídio político.
O especialista acrescenta que o ataque muda a percepção do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre Zelensky — de “líder sob cerco” para “aventureiro destrutivo e imprevisível”. Isso, segundo Vadayi, enfraquece também a imagem do presidente dos EUA como alguém capaz de controlar Kiev, criando novos obstáculos ao processo diplomático.
Por Sputnik Brasil