CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

Arábia Saudita lança operação militar no leste do Iêmen e orienta retirada de civis

Coalizão saudita inicia ação em Hadramaut após tomada da região por forças separatistas e pede evacuação do porto de Al-Mukalla

Publicado em 30/12/2025 às 01:29
Forças da coalizão saudita iniciam operação militar em Hadramaut, no leste do Iêmen, após avanço separatista. © AP Photo

A coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita anunciou, nesta segunda-feira (29), o início de uma operação militar na província de Hadramaut, no leste do Iêmen, após a região ser tomada por forças do Conselho de Transição do Sul do Iêmen. A coalizão pediu que civis deixem imediatamente o porto da cidade de Al-Mukalla para garantir sua segurança durante as ações militares.

“Exigimos que os civis deixem imediatamente o porto de Al-Mukalla, a fim de garantir sua proteção durante a realização da operação militar”, informou a Agência de Notícias Saudita (SPA), citando comunicado oficial da coalizão.

Anteriormente, a Arábia Saudita havia solicitado ao Conselho de Transição do Sul — que, no início de dezembro, assumiu o controle das províncias de Hadramaut e Al-Mahra — que interrompesse a escalada militar e retirasse suas forças das áreas ocupadas, transferindo o controle das posições para as forças do “Escudo da Pátria”, subordinadas ao chefe do Conselho Presidencial de Liderança do Iêmen, Rashad al-Alimi.

O presidente Rashad al-Alimi condenou a tomada das províncias orientais e pediu apoio militar a Riad para restaurar o controle das autoridades internacionalmente reconhecidas.

Por Sputnik Brasil