ONU aprova prorrogação de missão de paz nas Colinas de Golã
Resolução proposta por Rússia e EUA estende por mais seis meses o mandato da UNDOF na região entre Síria e Israel.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (29), por unanimidade, resolução conjunta apresentada por Rússia e Estados Unidos que prorroga, por mais seis meses, o mandato da missão de paz nas Colinas de Golã.
Segundo o embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, Rússia e Estados Unidos são "historicamente" coautores das resoluções sobre a Força das Nações Unidas de Observação da Separação (UNDOF), responsável por monitorar o cessar-fogo entre Israel e Síria na região.
Com a nova decisão, o mandato da UNDOF foi estendido até 30 de junho de 2026, com aprovação unânime dos 15 membros do Conselho de Segurança.
A vice-representante permanente dos Estados Unidos na ONU, Tammy Bruce, agradeceu à Rússia pela colaboração na elaboração do texto. Já a representante russa, Dina Gilmutdinova, ressaltou que o documento foi aprimorado por iniciativa de Moscou e Washington, tornando-se mais conciso e objetivo, mas mantendo os principais elementos das decisões anteriores sobre a UNDOF e a situação nas Colinas de Golã.
A missão da UNDOF foi criada após a guerra do Yom Kippur, em outubro de 1973, quando Síria e Israel assinaram acordo de cessar-fogo e separação de forças. Desde 1974, a força atua na região para garantir o cumprimento do acordo e a estabilidade local.
Por Sputnik Brasil