EUA confirmam novo ataque a embarcação no Pacífico; duas pessoas morrem
Ação militar dos Estados Unidos mira suposto alvo do narcotráfico e reacende debate internacional sobre legalidade das operações
O Comando Sul dos Estados Unidos confirmou, por meio de publicação nas redes sociais, a realização de um novo ataque contra uma embarcação no Oceano Pacífico. As Forças Armadas norte-americanas afirmaram que a ação teve como alvo um grupo envolvido com o narcotráfico.
"A força-tarefa conjunta Lança do Sul realizou um ataque letal contra uma embarcação operada por organizações terroristas em águas internacionais", detalhou o Comando Sul em comunicado oficial.
Segundo as autoridades, informações de inteligência apontaram que a embarcação navegava por rotas conhecidas de tráfico de drogas no Pacífico e estava diretamente envolvida em operações de narcotráfico. O comunicado também informou que nenhum militar norte-americano ficou ferido na operação.
Os ataques ocorreram no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que as forças armadas do país realizaram uma ofensiva direta contra uma área portuária da Venezuela, também sob a justificativa de combate ao narcotráfico.
Desde setembro, mais de 105 pessoas morreram em ataques a embarcações que os EUA acusam de envolvimento com o tráfico de drogas, como parte dessas operações. As ações têm provocado rejeição da comunidade internacional e levantado questionamentos sobre o devido processo legal e o respeito ao direito internacional.