DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Trump espera que Netanyahu construa relação positiva com novo governo sírio

Presidente dos EUA manifesta otimismo sobre diálogo entre Israel e Síria após transição de poder em Damasco.

Por Sputinik Brasil Publicado em 29/12/2025 às 20:04
Trump manifesta esperança em diálogo entre Netanyahu e novo governo sírio após transição em Damasco. © AP Photo / Alex Brandon

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou nesta segunda-feira (29) sua expectativa de que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estabeleça uma relação positiva com a Síria e com o presidente de transição, Ahmed al-Sharaa.

"Bem, espero que ele [Netanyahu] se dê bem com a Síria, porque o novo presidente da Síria está se esforçando muito para fazer um bom trabalho. Ele realmente está. Sei que ele é um sujeito durão. Você não vai conseguir um santo para liderar a Síria, isso é o que eu diria. Então, espero que eles se entendam", afirmou Trump.

Trump acrescentou ainda que deseja ver Damasco "sobreviver" e destacou que a questão síria fará parte das discussões com Netanyahu.

A oposição armada síria assumiu o poder em Damasco em 8 de dezembro de 2024, após a renúncia de Bashar al-Assad, que deixou o país. Em janeiro, Ahmed al-Sharaa, líder da oposição, foi nomeado presidente de transição, e um novo gabinete foi formado em março.

Gaza, Cisjordânia e Hamas

Durante o encontro com Netanyahu, Trump também abordou temas relacionados à Gaza, Cisjordânia e ao grupo Hamas. Segundo o presidente norte-americano, Estados Unidos e Israel ainda divergem sobre os termos para a Cisjordânia, mas acredita que uma solução será alcançada.

Sobre o Hamas, Trump declarou que o movimento palestino terá "pouco tempo" para se desarmar. Caso a transição não ocorra conforme o planejado, "eles terão que pagar", advertiu. Segundo ele, 59 países estariam preparados para agir contra o Hamas caso o grupo não cumpra as obrigações estabelecidas no plano de paz para Gaza, incluindo o desarmamento.