Temporal coloca São Paulo em estado de atenção e Defesa Civil emite alerta severo
Chuva intensa provoca risco de alagamentos em várias regiões da capital paulista; rajadas de vento podem superar 50 km/h.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo, colocou diferentes regiões da capital em estado de atenção para alagamentos devido ao forte temporal que atinge a cidade na tarde desta segunda-feira, 29.
O alerta foi emitido por volta das 17h20 para as zonas leste, norte, centro e Marginal Tietê. Cerca de 20 minutos depois, às 17h38, a situação de atenção foi ampliada para a zona oeste e a Marginal Pinheiros.
"Há potencial para formação de alagamentos, devido ao lento deslocamento das instabilidades e também potencial para rajadas de vento que podem superar os 50 km/h", informou o CGE.
Às 18h10, a Defesa Civil do Estado disparou um alerta severo automático para as regiões norte e central, destacando a presença de raios e ventos fortes. "Atinge áreas vizinhas. Tenha cuidado nas próximas horas", alertou o órgão.
De acordo com o CGE, as áreas de instabilidade se formaram devido ao calor dos últimos dias e à entrada de brisa marítima.
"Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE, chove moderado com pontos fracos na zona leste, nas subprefeituras da Penha, Aricanduva/Formosa e Mooca", informou o órgão no fim da tarde.
Na zona norte, foi registrada chuva moderada com pontos fortes em bairros como Vila Maria, Vila Guilherme, Jaçanã e nas imediações das rodovias Dutra e Ayrton Senna com a Marginal Tietê. "O mesmo quadro é observado na zona oeste, na subprefeitura de Pinheiros."