Visa anuncia avanço de transações por IA e prevê adoção em massa até 2026
Empresa já realizou centenas de operações com inteligência artificial; pagamentos autônomos devem se popularizar a partir do próximo ano.
A Visa revelou que centenas de transações eletrônicas já foram concluídas por inteligência artificial (IA), em parceria com empresas do setor de cartões, marcando um novo estágio para o comércio eletrônico global.
Segundo a companhia, a expectativa é que 2025 seja o último ano em que consumidores realizarão sozinhos todo o processo de navegação e fechamento de compras online. A partir de então, robôs de IA devem assumir essas etapas, tornando o checkout autônomo uma realidade próxima.
Em comunicado, a Visa explica que os chamados pagamentos agênticos — operações conduzidas por robôs de IA — estão avançando rapidamente da fase de testes para a adoção em larga escala. Nessas transações, os consumidores solicitam aos agentes virtuais que busquem produtos, comparem preços e finalizem as compras de forma automatizada.
De acordo com a Visa, mais de 100 parceiros já integram a cadeia de cartões nos projetos com pagamentos agênticos. “Essas colaborações já produziram centenas de transações reais controladas e iniciadas por agentes, provando a viabilidade das compras impulsionadas por IA”, destaca o comunicado.
Rubail Birwadker, vice-presidente sênior e chefe de Produtos de Crescimento e Parcerias da Visa, afirmou: “Temos visto progressos impressionantes em como a IA transformará o comércio. Em 2026, os agentes de IA não só auxiliarão no processo de compra como as completarão”.
Pesquisas da Visa apontam que mais de 70% dos consumidores da América Latina já utilizam IA para apoiar suas decisões de compra. Nos Estados Unidos, quase metade dos compradores recorre a ferramentas de IA em pelo menos uma etapa das compras, desde comparações de preço até recomendações personalizadas.
Nos EUA, os primeiros projetos-piloto já permitem que parceiros realizem todas as etapas de uma compra em ambiente controlado, tanto para empresas quanto para consumidores. Na Ásia-Pacífico e Europa, os testes devem começar no início de 2026. “Na América Latina e Caribe, a Visa está trabalhando para garantir que os consumidores estejam preparados para fazer compras impulsionadas por IA nos principais estabelecimentos comerciais da região no próximo ano”, conclui a empresa.